Banner

Como instalar papel de parede






DICAS PARA INSTAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE 

PREPARANDO A SUPERFÍCIE  Para receber o novo papel, a parede deve estar seca, limpa, livre de pó, gordura ou sujeira. Retire descascados, preencha buracos, lave e deixe secar.
MEDIR E MARCAR
Usar fita métrica para tirar medidas, enquanto uma régua, um nível e um lápis serão necessários para marcar os níveis e as linhas de orientação verticais nas paredes. 
CORTAR E APARAR Para cortar o papel de parede no comprimento e aparar as extremidades, usar uma tesoura. Um estilete afiado também pode ser usado.
COLA Para misturar e aplicar a cola, precisará de um balde de plástico e de um pincel. A cola deve ser preparada 30 minutos antes de ser aplicada. Diluir 25 gramas de cola em pó em um recipiente com 2,5 litro de água fria, mexer até ficar totalmente transparente, ficando pronta para uso.
COLOCAÇÃO Para se certificar de que o papel de parede é colocado direito, são essenciais um fio de prumo ou um nível de bolha de ar.
ACABAMENTO Uma escova é a melhor ferramenta para alisar o papel, embora também possa usar uma esponja ou um pano limpo. Para obter melhores resultados, escolha uma escova com pêlos macios e flexíveis.
SUGESTÕES PRÁTICAS O balde da cola será mais facilmente limpo se tiver sido colocado um saco de plástico no seu interior. Uma porta velha ou um painel de madeira é uma boa alternativa de mesa de colagem. Coloque-o sobre duas cadeiras ou sobre dois cavaletes. Se não tiver um fio de prumo, improvise-o usando um fio e um peso grande. O papel de parede padrão é vendido em rolos que têm aproximadamente 10 m de comprimento por 53cm de largura.Calcule o número de rolos necessários para as paredes, lembrando-se de adicionar dez por cento para desperdícios, especialmente se o desenho tiver um padrão grande repetido.
COLOCAR A PRIMEIRA TIRA O passo mais importante em qualquer tarefa na colocação do papel é preparar-se antes de cortar, medindo cuidadosamente os comprimentos e verificando os padrões para evitar erros.
PREPARAR O PAPEL Meça a altura da parede do teto até ao rodapé e acrescente 10 cm para aparar em cima e embaixo. Meça e corte a primeira faixa no comprimento. Se o teto estiver bem nivelado, pode cortar logo várias tiras. Combine o padrão de cada tira fora do rolo ao lado da primeira para evitar problemas com o padrão à medida que o trabalho for progredindo, depois aplique uma camada fina e uniforme de cola, pincelando para fora em direcção às margens. Dobre as extremidades do papel para o centro. Use um fio de prumo e o nível de bolha de ar para marcar uma linha de orientação na parede perto de um canto. Coloque a primeira tira perto da linha de orientação, depois ajuste o topo para que fiquem 5 cm de papel a mais no teto e faça deslizar a parte vertical até à sua posição final. Passe ligeiramente a escova na metade de cima, trabalhando para baixo para retirar bolhas de ar, e empurre firmemente a parte que deixou a mais até ao ângulo com o teto. Certifique-se de que o resto está alinhado com a linha de orientação e continue a trabalhar no sentido descendente, escovando para fora a partir do centro. Encoste a parte de baixo do papel na parede e alise-a para ficar no lugar. Certifique-se de que está alinhada com a linha de orientação, depois dobre a parte do papel no rodapé e corte com a tesoura ou estilete.
ONDE COMEÇAR Numa divisão sem ponto focal, trabalhe segundo o sentido dos ponteiros do relógio. Comece e acabe perto do canto menos visível, para que qualquer erro de colocação do padrão não seja óbvio.
SUGESTÕES PRÁTICAS Coloque o papel com um desenho grande de forma a que uma “perda” de padrão ocorra ao nível do chão e não do teto. Agite os papéis já com cola enquanto os ensopa para expulsar bolhas de ar e certificar-se de que todas as tiras estão em contato com a água.